| Queveks Fórmulas Concentradas

Por mais que as edificações mais antigas tenham uma chance maior, o aparecimento de trincas, fissuras ou rachaduras podem ocorrer até em construções que acabaram de ser entregues. Isso demonstra que o surgimento pode ocorrer por inúmeros fatores, sendo o principal a inexistência ou ineficiência de impermeabilização.

Por mais que seja um problema bastante comum, muitos ainda têm dúvidas sobre a diferenciação entre os três tipos citados. Saber diferenciá-los é o primeiro passo para o tratamento, assim como para agir de maneira preventiva a fim de evitar que o problema surja.

Para ajudar no entendimento, a seguir vamos aprofundar um pouco mais no assunto, explicando as características das trincas, fissuras e rachaduras. Também será possível aprender um pouco mais sobre o surgimento, técnicas de prevenção e também produtos que podem ser utilizados.

Qual a diferença entre trinca, fissura e rachadura?

As trincas, fissuras e rachaduras apresentam características em comum e isso faz com que muitas pessoas, até mesmo construtores com uma certa experiência, confundam na hora da identificação. Porém, na hora de escolher o método utilizado para reparar o problema será preciso saber exatamente do que se trata.

Para que não haja dúvidas e também para que os reparos não sejam realizados de forma inadequada, veja as principais diferenças entre elas:

  • Fissuras

As fissuras são aberturas estreitas, com espessuras de até 1mm, superficiais e longas. Essas características fazem com que elas estejam localizadas apenas na superfície, envolvendo camadas como reboco ou pintura. Por estarem presentes apenas nas camadas exteriores, o seu aparecimento não traz nenhum problema estrutural, apenas estético.

Porém, mesmo que as fissuras não tragam perigo imediato para a construção, ainda é importante acompanhá-las para verificar se elas estão em estágio de evolução.

  • Trincas

As trincas apresentam espessuras que vão de 1mm até 3mm e isso faz com que elas possam trazer um pouco mais de riscos para a construção. Saiba que, apesar da maioria ainda estarem nas primeiras camadas da superfície, algumas já conseguiram aprofundar um pouco mais.

Assim como as fissuras, as trincas também precisam ser acompanhas periodicamente para verificar se elas estão aumentando. O ideal é já começar a investigar as causas possíveis que podem estar fazendo com que elas apareçam.

  • Rachaduras

Elas são maiores do que 3mm e, quando aparecem, é sinal de que algo realmente não está bem na construção. Devido à espessura maior do que as demais, elas abrem espaços para que agentes externos entrem no interior da alvenaria e da estrutura, como a água da chuva.

Além disso, uma rachadura pode sinalizar um problema grave estrutural, podendo até gerar a ruptura dos elementos estruturais, trazendo risco aos moradores.

Como elas surgem?

Como falado, o surgimento das trincas, fissuras e rachaduras ocorrem por diferentes motivos. Para ajudar na identificação deles, veja as principais causas:

  • Acomodação estrutural

O processo de “adaptação” da estrutura começa após a finalização das etapas que envolvem a construção da estrutura. Durante este período, é comum que fissuras apareçam, porém, caso elas evoluam ou surjam em excesso, é sinal de que algo está errado.

Esse problema acontece muito em estruturas da fundação que, muitas vezes, acomodam-se de forma irregular.

  • Problemas de infiltração

A falta ou ineficiência de impermeabilização pode trazer diversos problemas para uma construção e o aparecimento de trincas, fissuras e rachaduras está dentro das patologias possíveis.

Além disso, quando a água penetrar pelos vazios gerados pelas trincas e fissuras, ela passa pelo interior da estrutura até chegar à armadura, causando corrosão que faz com que as funções estruturais sejam perdidas.

  • Dilatação térmica

A alteração de temperatura faz com que a estrutura se movimente e, caso ela não esteja preparada para essa movimentação, o surgimento de fissuras e trincas acontece.

  • Falhas na execução

Os erros de execução estão entre os principais problemas encontrados na obra. No caso de fissuras, rachaduras e trincas, é possível citar o uso inadequado do método utilizado para proteção e também a não aplicação do produto impermeabilizando em determinadas áreas.

Outro erro que também é comum acontecer e que causa o problema é a amarração da alvenaria de forma inadequada. É preciso seguir os padrões normativos e ter um acompanhamento técnico para que isso não aconteça.

Qual a melhor técnica e produto para eliminar trincas e fissuras?

Com explicado, as trincas, fissuras e rachaduras apresentam características diferentes e isso pode fazer com que as técnicas para as eliminar também sejam. O primeiro ponto a ser pensado é que a prevenção é sempre o melhor caminho.

O ideal então é que o construtor fique atento a impermeabilização e a execução correta das demais etapas da obra. Além disso, os projetos também precisam ser compatibilizados com as condições reais do local da construção.

Agora, se o problema já estiver aparente na edificação, ainda existem alguns caminhos a serem seguidos para resolver. O primeiro deles é buscar a real causa do problema. Por mais que trincas e fissuras possam aparecer com o passar do tempo, descobrir a causa base fará com que seja evitado o aparecimento de novas e também faz com que as velhas não evoluam.

Com a causa principal resolvida, é preciso escolher o melhor método para que elas sejam eliminadas. Tudo vai depender da gravidade e também do local. Porém, a grande maioria pode ser resolvida com o uso de alguns produtos que preencham os vazios.

Em outros casos, é preciso realizar reparos mais profundos, impermeabilizar a região ou até refazer a amarração.

Conheça os produtos da Queveks

A Queveks tem uma linha completa de produtos que protegem as estruturas para que as trincas, fissuras e rachaduras não apareçam. Além dessa proteção, eles também proporcionam outros benefícios, como aumento da resistência e até a redução dos gastos com a execução.

Para exemplificar, a seguir vamos apresentar as características do Veda Reboco, um dos produtos mais procurados da Queveks.

Veja:

Este produto foi feito para impermeabilizar, de forma eficiente, as massas e rebocos de pega normal, sendo capaz de eliminar trincas, fissuras ou canais contínuos. O ponto positivo é que ele é flexível e pode ser usado em diversas fases da obra, tais como:

  • Assentamento;
  • Revestimento de paredes;
  • Reservatórios;
  • Túneis;
  • Piscinas e muito mais!

Ele faz com que a massa fique leve para trabalhar e ainda proporciona economia. O uso de 1l do Veda Reboco equivale a 80kg de cal.

Clique aqui e veja mais detalhes!

Queveks
Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!