Além de influenciar no design de todo o projeto, a pintura da área externa requer alguns cuidados especiais, envolvendo desde a escolha da tinta até a identificação dos fatores externos que podem influenciar na vida útil da pintura.
Por isso, é importante que os responsáveis pela execução e planejamento da construção estejam atentos ao tipo de tinta e também às técnicas de aplicação da tinta. Para ajudar nesse processo, a seguir serão apresentadas quatro dicas para que a pintura da área externa ocorra de forma segura e eficiente.
- Preparação da parede
Antes de tudo, é necessário fazer uma avaliação do estado da parede, principalmente, se a pintura for em uma construção antiga ou que esteja em uso. Dessa forma, ao identificar qualquer problema, como trincas e fissuras, será preciso que estas patologias sejam corrigidas antes que a tinta seja colocada.
Além disso, também é importante realizar uma limpeza geral da superfície, lixando a parede e tirando os excessos, quando necessário. Outra ação importante a ser realizada é a impermeabilização, sabe-se que as paredes externas estão expostas ao tempo e por isso apresentam a necessidade de estarem protegidas.
- Definição da tinta
A escolha da tinta será fator fundamental para uma boa durabilidade da pintura da parede externa. Por sorte, o mercado está cada vez mais trazendo produtos que garantem segurança, eficiência e resistência às construções.
No caso das tintas, o construtor deverá ter um cuidado especial na hora da escolha, optando por aquelas direcionadas para estas áreas e apresentem resistência capaz de suportar sol, chuva e demais agentes que podem danificar a superfície pintada.
Veja abaixo três exemplos de tintas para área externa:
Tinta Expóxi: elas podem ser encontradas tanto à base de solventes quanto à base de água, sendo que os dois tipos são bastante resistentes aos possíveis danos causados pelos agentes externos.
Tinta Esmalte: geralmente, elas são à base de água e são fáceis de serem aplicadas. A vantagem é que a maioria delas apresentam uma secagem rápida e oferece proteção antifungo.
Tinta acrílica lavável para área externa: com acabamento acetinado, elas são resistentes aos agentes externos e também aos esfregões e produtos químicos, ou seja, podem ser lavadas com tranquilidade.
- Atenção aos fatores externos
Por mais que existam diversos modelos e tipos de tintas para pintar as paredes externas, ainda é preciso que o construtor esteja ciente sobre o local da construção. Existem algumas regiões que apresentam riscos maiores do que outras, então, nesses casos, é imprescindível que a escolha seja direcionada para que a tinta da parede se mantenha intacta por muito tempo.
A maresia pode causar bolhas e estufamento nas tintas, assim, as casas construídas em regiões litorâneas precisam de uma atenção especial. Além da escolha da tinta correta para essas regiões, em alguns casos é importante manter uma rotina de limpeza para que a pintura seja ainda mais durável.
- Técnica correta de pintura da área externa
Em primeiro lugar, como já falado, é necessária uma preparação da parede que irá receber a tinta. Porém, também é importante que os espaços ao redor também sejam protegidos, sendo indicado o uso de lonas de proteção para que nada seja danificado pela tinta.
Com a área limpa e protegida, será importante lixar e aplicar uma massa para corrigir algumas imperfeições existentes na parede. Saiba que é muito difícil existir uma superfície perfeitamente pronta para o recebimento da tinta. É preciso ficar atento para que não ocorra retrabalhos.
As paredes novas precisarão de um selador para aprimorar a aderência da tinta que será colocada. Após este procedimento, a parede estará estável e preparada para a pintura. Com a tinta escolhida, os responsáveis devem iniciar o procedimento de pintura seguindo um cronograma preestabelecido.
Este planejamento ajudará a cumprir os prazos. Não se deve esquecer de que o clima deve sempre ser verificado antes de iniciar os procedimentos. Por fim, vale ressaltar que existem inúmeros produtos que protegem a parede contra infiltrações e podem ser utilizados em conjunto nas etapas citadas.
Conheça os produtos da Queveks
A Queveks tem uma linha completa de produtos que promovem a otimização da segurança e da qualidade das etapas construtivas. Para demonstrar essa eficiência, vamos falar um pouco do Veda Reboco, um componente ideal para que a obra fique longe de infiltrações na parede.
Ele é flexível e pode ser utilizado em diversas etapas da obra, por exemplo: assentamento, revestimento de paredes, reservatórios, túneis, piscinas, etc. A vantagem do Veda Reboco e de outros produtos da Queveks é que além de proteger e trazer qualidade para construção, eles conseguem proporcionar economia, diminuindo a necessidade de utilizar grandes quantidades de materiais.
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o Veda Recobo e também veja os demais produtos da linha. Faça a escolha certa e construa com a Queveks.