A impermeabilização é uma das fases mais importantes da construção. É por meio dela que a obra passa a ficar protegida contra os possíveis problemas causados pela presença da água percorrendo os vazios da estrutura.
Dessa forma, é de extrema importância que os construtores e responsáveis pelo projeto e execução tenham a consciência sobre os métodos existentes. Por isso, o presente artigo falará um pouco mais sobre o que é a impermeabilização, para que serve e os principais tipos existentes no mercado.
O que é impermeabilização na obra?
A impermeabilização na obra é a etapa que consiste em aplicar produtos e métodos que visam a proteção completa da estrutura contra a ação da água. De modo geral, os procedimentos existentes preenchem os vazios presentes na superfície, evitando que água penetre esses espaços e acabe trazendo danos estruturais e estéticos.
O ponto de atenção nesta fase está na escolha e na aplicação do método escolhido. Durante a escolha, é preciso avaliar as características do local e também as condições climáticas antes de definir qual produto utilizar.
Em relação ao método, além das informações físicas dos ambientes, também é importante conhecer as características do produto, verificando se ele realmente é o que apresenta a melhor proteção para o local em questão.
Para que serve a impermeabilização?
Como já explicado, apesar de a água ser muito utilizada na construção, ela tem um alto poder de danificar as superfícies e o interior da estrutura. Isso acontece porque a estrutura, ao entrar em contato com a umidade, acaba sofrendo reações que fazem com que ela perca as suas funções.
Ainda é importante citar que a ação da água também traz problemas estéticos, como o desgaste da pintura e o aparecimento de fungos e mofos, que além de deixar o ambiente “sujo”, pode trazer problemas de saúde.
Dessa forma, pode-se dizer que a impermeabilização é fundamental para que toda a construção fique protegida. Com uma boa proteção, a água chegará até as superfícies e não encontrará vazios para que a penetração aconteça. Assim, todos os problemas citados serão evitados e os usuários passam a ter mais segurança durante o uso da edificação.
Quando surgiu a impermeabilização?
De acordo com alguns estudos, os primeiros relatos encontrados sobre a proteção das moradias contra a umidade aconteceram a 13 mil anos atrás. A ideia inicial era a sobrevivência, buscando assim meios de proteger tanto as casas quanto os moradores.
Com o passar dos anos esses procedimentos foram sendo aprimorados e novos produtos foram surgindo até chegar à variedade de processos encontrados nos dias de hoje. Mesmo que a ideia central e inicial tenha passado por algumas transformações ao logo do tempo, a impermeabilização ainda é um meio de proteger o lar e também todos que irão viver ou passar algum tempo nele.
Todo esse histórico de evolução foi fundamental para a criação de novas tecnologias e por isso os métodos atuais são bastante eficientes.
Quais são os tipos de impermeabilização?
Devido à grande variedade de produtos existentes, é inviável citar todos os existentes no mercado. Porém, ainda é possível fazer uma diferenciação quanto aos dois principais tipos existentes.
Veja abaixo:
Impermeabilização rígida
Utilizada em estruturas que não apresentam grandes movimentações. Elas também não suportam estresse mecânico, como vibrações ou impactos com frequência. Por isso, muitas vezes ela é usada juntamente a aditivos que fazem com que a resistência e durabilidade aumente.
Impermeabilização flexível
A impermeabilização flexível é aquela destinada para uso em áreas e estruturas que sofrem movimentações e estresse mecânico. Essa resistência se dá porque os produtos utilizados têm uma alta elasticidade, o que garante o não rompimento durante os impactos ou movimentos.
Desse modo, ela é muito utilizada em áreas externas e com grande exposição à luz solar.
Quais são os melhores produtos?
Os melhores produtos impermeabilizantes do mercado são aqueles passadas por rigorosos testes de qualidade antes da comercialização. Não se deve esquecer também que cada grupo de impermeabilizantes atendem áreas diferentes, então um tipo pode ser suficiente para uma região e insuficiente para outra.
A Queveks tem uma linha completa de produtos que otimizam as etapas da obra. Além de fornecerem a perfeita proteção da estrutura, eles são capazes de promover a economia, fazendo com que a obra tenha menos gastos.
Um exemplo é o Top Lastic. Ele é uma argamassa bi-componente cimentícia e flexível que apresenta fácil aplicação, sendo o único capaz de substituir a manta asfáltica. A sua flexibilidade garante a aplicação em diferentes regiões, tais como: vigas baldrames, lajes, caixas d’água, sistemas e outros.
Aproveite para conhecer esse e outros produtos disponíveis da Queveks e garanta uma construção segura e com uma alta qualidade.