A argamassa está presente em diversas etapas da obra, como assentamento de pisos, aplicação dos revestimentos e outros. Desse modo, é de extrema importância que ela seja preparada e aplicada seguindo os padrões normativos, para que essas etapas sejam executadas com excelência.
Entre os aspectos necessários para que a argamassa atinja o padrão ideal está a sua plasticidade, sendo que ela é atingida a partir do preparo e do uso de materiais corretos.
Mas o que de fato é a plasticidade da argamassa e qual a sua importância para a qualidade da obra? Continue a leitura saiba mais sobre o assunto.
O que é a plasticidade da argamassa?
Sabe-se que a argamassa é composta pela junção dos seguintes materiais: aglomerantes, agregados e água. Hoje em dia, com o surgimento de produtos que otimizam o processo e as funções da argamassa, a cal não está mais sendo utilizada, porém, vale dizer que durante muito tempo ela esteve presente na composição.
Para que a argamassa consiga atingir altos padrões de qualidade, é preciso que a dosagem seja capaz de proporcionar à massa boas condições de trabalhabilidade, consistência e, principalmente, de plasticidade.
Mas então o que de fato é a plasticidade?
A plasticidade é a capacidade que a argamassa tem em sofrer processos de deformações sem que uma ruptura aconteça. Além disso, uma massa com níveis ideias de plasticidade consegue também ter uma trabalhabilidade melhor.
Qual a importância de encontrar os níveis ideais?
Como explicado, a plasticidade é diretamente proporcional à trabalhabilidade. Então, quando uma massa pronta não está com os níveis de plasticidade adequados, ela passa a ter como consequência uma baixa trabalhabilidade.
Para compreender um pouco melhor essa correlação, veja a seguir os benefícios que uma massa com a dosagem correta pode trazer:
O primeiro exemplo a ser mostrado tem relação com a argamassa de assentamento. Elas são utilizadas, de modo geral, para a colocação de pisos e revestimentos. Quando essa etapa é executada com uma argamassa plástica, suas capacidades de aderência e resistência são aumentadas.
Além disso, a plasticidade da argamassa também faz com que massa seja mais impermeável. Isso é essencial para evitar problemas decorrentes da infiltração ou percolação da água pelos vazios da massa, como a eflorescência.
Agora, em relação ao reboco, emboço e chapisco, as vantagens de ter uma argamassa plástica para essa etapa está na flexibilidade que ela assume durante a aplicação. Isso faz com que os construtores tenham uma facilidade maior na aplicação, além de conseguir um acabamento de ótima qualidade.
Conheça os produtos da Queveks
A Queveks é composta por uma linha completa de produtos capazes de otimizar diversas etapas da construção. No caso das argamassas, as resinas disponíveis atuam diretamente no aumento da plasticidade, eliminando a necessidade do uso da cal na mistura.
Para compreender melhor, veja alguns produtos que são capazes de melhorar esse aspecto:
- Liquikal
Pode-se dizer que este é o produto de toda a linha que tem a melhor relação custo-benefício. O uso de apenas 1 litro do produto é capaz de substituir aproximadamente 200kg de cal, melhorando ainda mais a plasticidade da massa.
O seu uso, de modo geral, é indicado para revestimentos de paredes internas e externas, além do assentamento de blocos cerâmicos e tijolo à vista, mostrando a sua alta flexibilidade. É bom ressaltar também que ele é capaz de eliminar trincas, fissuras e canais contínuos, assim como o surgimento de ondulações ou deformações no revestimento, aumentando o grau de impermeabilidade.
- Quimikal
Este é um clássico da linha da Queveks. O Quimikal foi o primeiro produto a ser desenvolvido pela empresa, sendo lançado em 1987. Além disso, essa resina também foi pioneira no mercado, promovendo liga à argamassa e realizando a substituição da cal ou barro.
Entre as suas funções está o fato dele conseguir fazer com que a massa fique homogênea por um período maior, diminuindo assim as chances do aparecimento de trincas e fissuras. Um ponto a ser ressaltado é que assim como o Likiqual, ele também tem um bom custo-benefício, pois 1 litros do produto é capaz de substituir aproximadamente 200 kg de cal.
É um produto não tóxico, não corrosivo, não inflamável e biodegradável, ou seja, perfeito para ser utilizado em todo tipo de obra.