| Queveks Fórmulas Concentradas
01/06/2022

Uma parte importante do planejamento e execução de uma obra é a compra de material. Para que ela seja feita de forma assertiva, é preciso que o construtor calcule a quantidade exata do que será utilizado para que as sobras sejam diminuídas e os gastos fiquem dentro do orçamento estipulado.

Um exemplo clássico desta situação é a compra de tijolos para a obra. Por mais que seja algo recorrente para aqueles que constroem com frequência, ainda é recorrente os erros de cálculos da quantidade necessária para a execução de um projeto.

Por isso, a seguir será apresentado uma das formas de se calcular a quantidade de tijolos na obra, para que os construtores tenham um direcionamento na hora da compra.

Qual a importância de calcular a quantidade de tijolos na obra?

O primeiro ponto a ser ressaltado tem relação com o orçamento e gastos na construção. Durante a fase de planejamento, os valores de cada etapa são levantados e eles devem ter como base, além de outros fatores, a compra de insumos para que o projeto seja executado.

Desse modo, saber a quantidade certa de tijolos na obra pode trazer economia, reduzir o desperdício de materiais e ainda impede que esta fase da obra seja paralisada pela falta de material.

O certo e recomendado é que este levantamento quantitativo seja feito antes mesmo do início da construção. Assim, é possível prever os gastos e ainda se o projeto está dentro do orçamento estipulado, dando a oportunidade de reformulações e adequações.

Passo a passo para calcular a quantidade de tijolos na obra

É claro que cada obra pode necessitar de cálculos específicos, pois existem múltiplos projetos e tijolos diferentes. Os tijolos maciços, por exemplo, apresentam dimensões menores do que os demais blocos. Então o primeiro passo será a definição do tipo de tijolo ou bloco a ser utilizado para que então o cálculo possa ser iniciado.

Caso não tenha as dimensões do material escolhido, o construtor deverá coletar essas informações (altura e comprimento).

Agora basta seguir os passos que serão apresentados a seguir:

  1. Cálculo inicial para descobrir quantos metros quadrado o tijolo escolhido ocupa

Com o tijolo escolhido e as medidas do elemento em mãos, o cálculo será iniciado pela conta que dará como resultado a quantidade necessária de tijolos por metro quadrado.

A conta é simples. Vamos supor que a peça tenha 9x19x29cm. Nesse caso, o tijolo ocupa uma área de 9 cm (altura) x 29 cm (comprimento) o que resulta em 551 cm². Sabendo que 1m² é igual a 10.000 cm², o construtor deve dividir este valor por 551 cm² (10.000 ÷ 551) e o resultado será a quantidade de tijolo por metro quadrado.

  1. Área das paredes a serem construídas

Guarde a informação obtida no primeiro passo e agora será a fase de medir as áreas das paredes que serão construídas. É preciso então encontrar o perímetro das alvenarias e multiplicar pela altura do pé direito. Não se deve esquecer de adicionar a área do oitão e subtrair os vãos de janelas e portas.

Por fim, é só dividir o valor encontrado pelo número de tijolos por m² encontrado no passo 1. Uma boa prática é que o responsável tenha em mãos a quantidade exata por cada área para que no momento da entrega do material, os tijolos possam ser divididos em cada região da obra.

  1. Adição da margem de sobra

Por mais que o cálculo seja exato, existem inúmeras adversidades que podem acontecer durante a execução do projeto, como alguns ajustes, tijolos quebrados e outros motivos. Desse modo, é recomendado que seja adicionado à quantidade total encontrada no passo anterior cerca de 10%. Isso dará mais segurança.

Vamos supor que após o cálculo total, o construtor saiba que é necessário a compra de 800 tijolos. O indicado então é que a compra seja de 880, somando assim os 10% de margem de sobra.  

Medidas padrão dos tijolos mais comuns do mercado

Para facilitar ainda mais o cálculo, alguns materiais já apresentam as medidas padrão e quantidade por metro quadrado calculada. De modo geral, essas medidas são precisas, mas é sempre bom que o cálculo seja refeito para confirmar.

Os tamanhos mais comuns são:

  • 6 furos: 11,5 x 14 x 24cm
  • 9 furos: 19 x 14 x 29cm
  • 8 furos: 9 x 19 x 19cm

Dica importante para comprar tijolos

Foi possível perceber que o cálculo de tijolos para a obra é bem simples e não tem segredo. Porém, uma dica importante na hora da escolha é identificar se o insumo realmente é indicado para o tipo de construção a ser executada.

Faça um estudo sobre o projeto e busque sempre informações com profissionais qualificados e capacitados. Dessa forma, a obra pode ser construída com mais segurança.

Queveks
01/06/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!