A fundação é uma das etapas mais importantes da construção. Os elementos estruturais presentes nela são os que receberão as cargas da edificação, transportando-as para o solo. Por isso, é preciso ter alguns cuidados especiais na hora da execução, como é o caso da impermeabilização das vigas baldrames.
Para entender melhor todo o processo de proteção das vigas, é importante conhecer um pouco mais sobre elas, entendendo o conceito e também a sua importância para a composição estrutural da obra.
O que é viga baldrame?
As vigas baldrames são peças estruturais fundamentais da fundação e são utilizadas em grande parte das construções brasileiras. Basicamente, elas são uma fundação rasa e servem de apoio para a alvenaria, percorrendo todo o comprimento linear das paredes dando auxílio também na distribuição harmoniosa das cargas.
Além dessa distribuição, as vigas baldrames também fazem conexões com as sapatas isoladas, transportando e distribuindo as cargas, como explicado anteriormente. É claro que cada construção terá um projeto específico, porém, é muito comum que obras pequenas utilizem apenas a viga baldrame como alicerce.
Quais são os tipos de vigas baldrames?
Existem três tipos de vigas baldrames e a escolha dependerá das características da obra e também do planejamento. Para entender melhor, veja abaixo os três modelos existentes, assim como as suas individualidades:
- Viga baldrame executada no local ou in loco
Este modelo de viga baldrame é a mais utilizada pelas construções e todo o processo, incluindo a concretagem, é feito dentro da obra. Dessa forma, deve-se fazer a escavação das valas, inserir os moldes, as armaduras e então concretar.
A concretagem deve ser feita com base nas orientações presentes na NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto.
- Viga baldrame pré-moldada
As vigas pré-moldadas podem facilitar bastante o processo, pois, além de não necessitar realizar a desforma e o acabamento, ela é sustentável e econômica. Essas características fazem com esta estrutura passe, cada vez mais, a ganhar espaço nas construções, oferecendo rapidez e economia na execução.
Vale ressaltar que por mais que ela facilite e agilize a fundação, ainda é importante ficar atento a escolha do material para que ele, realmente, esteja de acordo com o projeto estrutural.
- Viga em blocos com formatos de U
Estas vigas são executadas com a presença de blocos que apresentam o perfil em formato de U. Eles são colocados nos espaços destinados para a fundação, sendo preenchidos com concreto armado.
Ele também agiliza um pouco mais o processo e garante a segurança da execução da fundação.
Qual a importância para a obra?
Além da distribuição das cargas, falado anteriormente, a viga baldrame também é útil para o travamento dos blocos de fundação. Isso faz com que a estrutura fique estável, reduzindo também os deslocamentos horizontais dos pilares.
Elas também têm uma importância em relação à redução dos momentos fletores da fundação, mas é claro que cada projeto é único e segue os padrões estabelecidos pelo calculista.
Como impermeabilizar?
Agora se tem informações suficientes sobre o conceito de vigas baldrames, provando que elas têm uma grande importância para a obra. Porém, para que elas possam exercer as funções faladas, é preciso realizar a proteção adequada para que as possíveis manifestações patológicas não apareçam.
Para isso, será necessário impermeabilizar toda a estrutura para evitar que ela entre em contato com a água presente no solo. Mas quais são os passos para que a impermeabilização seja eficiente? Veja a seguir:
- Escolha do sistema de impermeabilização
O primeiro passo será definir qual o sistema de impermeabilização será utilizado. Para ajudar nessa escolha, o construtor pode utilizar duas normas específicas, sendo elas: NBR 9574: Execução de impermeabilização – Procedimento e NBR 9575: Impermeabilização – Seleção e projeto.
Elas apresentam informações suficientes para que um estudo preliminar seja feito, definindo também as áreas de aplicação. De modo geral, a escolha padrão consiste na combinação de argamassa impermeável e tinta asfáltica.
- Preparação da viga baldrame
Após a definição do sistema de impermeabilização, será preciso preparar a viga baldrame. Deve-se então realizar a limpeza total da estrutura, eliminando qualquer resíduo ou impureza visível que possam atrapalhar o processo.
- Aplicação
A aplicação inicia com o umedecimento da viga, que pode ser feito com a utilização de uma brocha. Aplica-se então uma camada de chapisco para que a argamassa possa aderir à estrutura. Após a colocação da argamassa com o aditivo impermeabilizante, deve-se esperar o tempo de cura e então aplicar duas demãos de tinta asfáltica.
Conheça o Veda Concreto e Top Lastic
Para ajudar a proteger ainda mais a estrutura, o construtor pode optar pelo uso de alguns produtos que otimizam a proteção da fundação. A Queveks tem uma linha completa de produtos que otimizam a impermeabilização, trazendo também uma economia para a execução das etapas da obra.
O Veda Concreto e o Top Lastic são exemplos de produtos otimizadores da Quevekes. A seguir é possível ver as características de cada um e como eles podem trazer benefícios para a construção:
- Veda Concreto
Este é um produto 2 em 1, sendo capaz de impermeabilizar e ainda diminuir o fator água/cimento, fazendo com que a estrutura fique ainda mais resistente. Além disso, o uso de 1 litro do produto é capaz de substituir 20 litros dos outros impermeabilizantes convencionais existentes no mercado. Indicado para alicerces, lajes, piscinas, reservatórios e outros.
Saiba mais sobre o Veda Concreto
- Top Lastic
O Top Lastic é um produto especial da Linha Queveks, pois ele é uma argamassa bicomponente cimentícia, flexível e capaz de substituir a manta asfáltica. Ele proporciona o aumento da resistência, reduz o tempo de processo e é indicada para vigas baldrames, lajes, caixas d’água e outros.