Para que uma construção seja executada com qualidade e promova conforto e segurança aos usuários, é preciso seguir todas as etapas corretamente. Entre as fases iniciais está o gabarito de obra.
A sua execução acontece após o terreno ser limpo e terraplenado, sendo essencial para que a construção de fato seja iniciada. Sabendo dessa importância, é imprescindível que o construtor entenda muito bem o seu conceito e também quais as suas funções dentro da obra.
Para ajudar no entendimento, continue a leitura e veja todos os detalhes sobre essa fase da obra e como ela é capaz de direcionar todas as outras etapas da construção.
O que é gabarito de obra?
O gabarito de obra também é conhecido como locação e, como explicado, é a ação que antecede o início da construção física da obra. Basicamente, é uma estrutura de madeira que será fincada na terra e nivelada de acordo com as especificações do projeto.
Essa estrutura de madeira assumirá o formato geral da construção, dando uma visão de como a edificação estará inserida no terreno. Além disso, são usados também arames ou linhas que indicarão as posições das paredes, eixos da fundação e outros elementos que facilitam a visualização e execução da obra.
Vale dizer que a área do gabarito de obra é maior do que a da construção, pois ele também tem a função de determinar as demais áreas da obra, além dos recuos exigidos.
Percebe-se então que é uma etapa muito importante e que exige uma atenção redobrada, pois qualquer erro pode fazer com que surjam problemas difíceis de resolver, como paredes tortas, cômodos com tamanhos diferentes do que está especificado em projeto e até danos estruturais em razão do desalinhamento da fundação.
Como fazer o gabarito de obra? Confira todos os passos
Por ser uma etapa de extrema importância para o andamento da construção, o gabarito de obra é dividido em alguns passos que devem ser feitos com muita cautela.
Veja a seguir quais são esses passos e como eles são executados:
- Delimitação da área da obra
Com a planta baixa em mãos, os responsáveis pela locação devem observar a posição da edificação no terreno, assim como os recuos frontais e laterais. Com base nessas informações, deve-se então fixar os pontaletes de madeira nos quatro cantos, começando pela frente do terreno.
Após fixar os quatro pontaletes, chega o momento de esticar as linhas entre eles e também definir os demais pontos que serão necessários para que o gabarito de obra seja sustentado.
- Definição do nível da construção
Nesta etapa, o construtor irá definir a altura da construção. É preciso, em primeiro lugar, marcar o nível nos pontaletes que estão localizados na parte mais alta do terreno. Feito a primeira marcação, usa-se uma mangueira de nível para que os demais pontos sejam definidos.
Após todos os níveis definidos e marcados, inicia-se a fixação das tabeiras na altura certa da edificação. Lembre-se que o distanciamento entre as tabeiras não deve ultrapassar dois metros para que a estrutura do gabarito seja forte.
- Esquadro da obra
O esquadro é marcado a partir da definição das paredes externas. Para isso, é necessário calcular a distância da construção nos dois sentidos, fixando um prego na tabeira que será o responsável por deixar as linhas esticadas. No final, será possível perceber que o gabarito tem oito pregos e quatro linhas.
Os pontos formados a partir do cruzamento dessas linhas representa os cantos das paredes externas da casa. É por meio desses pontos que o esquadro será checado. O construtor pode então medir as diagonais para conferir se as medidas são as mesmas, ou então utilizar um esquadro mesmo e verificar se os cantos estão formando 90 graus.
- Eixos das paredes e fundações
Os eixos das paredes e fundações só poderão ser identificados após a conferência do esquadro. Feito a confirmação angular dos cantos, será preciso pegar o projeto estrutural para que os eixos (fundação e paredes) sejam marcados.
A representação desses eixos acontece com a inclusão de cinco linhas no gabarito, sendo que o prego central representa o centro do eixo. As demais linhas representam as faces das paredes e da viga baldrame.
Com a marcação feita, estica-se as linhas de nylon e então é possível verificar se as medidas encontradas são compatíveis com o projeto.
- Marcação das paredes e fundações no terreno
Esta é a etapa final da execução do gabarito de obra e é nesse momento que todas as medidas devem ser conferidas, pois elas serão projetadas no terreno. A projeção acontece com o uso de cal, que será espalhada nos locais em que as paredes serão erguidas.
No caso de fundações do tipo sapata isolada ou estaca, será necessário o uso de um prumo de centro, posicionando-o no cruzamento das linhas para determinar a posição central da estaca ou sapata.
Por que fazer? Como ele ajuda na obra?
Como já explicado, o gabarito de obra é a representação física da planta baixa. Todos os pontos e medidas mapeadas são essenciais para que os responsáveis pela execução da obra tenham um caminho definido para seguir.
Além disso, uma locação bem executada faz com que algumas patologias e danos estruturais sejam evitados. Desse modo, esta etapa merece uma atenção especial tanto dos pedreiros quanto do engenheiro ou arquiteto para que ela não afete as demais fases da construção.