Os elementos que compõem a cobertura das edificações são essenciais para proteger toda a construção. Por isso, essa região precisa de cuidados especiais tanto no momento da construção quanto após o término, com manutenções periódicas. Essas boas práticas aumentam a vida útil e ainda previnem um dos problemas mais recorrentes, as goteiras no telhado.
Mas será que é possível identificar a origem dessas goteiras? A resposta é sim e a seguir serão mostradas as principais causas deste problema e também as ações que podem ser feitas para que ele seja resolvido.
O que pode causar goteiras no telhado?
Sabendo que as goteiras, apesar de parecerem inofensivas, podem causar problemas muito mais graves para a construção. Um exemplo é a infiltração da água em uma laje não impermeabilizada, que além de penetrar nos vazios e molhar as partes internas da residência, pode ainda ocasionar danos estruturais e ser o ponto de partida para o aparecimento do mofo.
Por esse motivo, é muito importante que a causa raiz do problema seja solucionada. Mas para identificá-la, será necessário conhecer as principais causas para que então, caso o problema apareça, seja mais fácil identificar e solucionar a goteira no telhado.
Veja abaixo as principais causas:
- Telhas quebradas ou trincadas
As telhas quebradas ou trincadas é um dos principais motivos que fazem com que as goteiras se façam presentes. Com o passar do tempo, estes elementos essenciais para compor a estrutura da cobertura acabam se desgastando e as trincas, fissuras e até a perda de parte da telha acontece.
Esses vazios são a porta de entrada para que a água penetre no interior da construção. Os danos são gradativos e por isso é bastante comum que os moradores só percebam o problema quando os sinais visíveis começarem a aparecer no teto da residência.
- Falta de telhas
Assim como as trincas e fissuras, a falta de telha também é um problema grave e causador das goteiras no telhado. É muito recorrente os casos em que algumas telhas são perdidas após uma chuva muito forte ou vendaval.
Se uma simples fissura ou rachadura pode ser vista como uma porta de entrada para água, a perda de uma telha faz com que o problema seja ainda maior.
- Laje não impermeabilizada
Em uma construção padrão, o telhado é a proteção externa e as lajes as internas. Assim, caso a primeira proteção não seja suficiente, a água da chuva chegará até a laje e somente irá penetrar caso ela não tenha uma impermeabilização suficiente.
Nesses casos, a água encontra vazios na estrutura da laje e chega até ao interior da casa, trazendo desconforto aos moradores. A falta de impermeabilização é a principal causa do aparecimento de mofo, fungos, manchas na parede, podendo até trazer danos para a estrutura.
- Calhas entupidas
As calhas têm como função principal a coleta da água da chuva, direcionando-as para um reservatório privado ou público de forma controlada. Desse modo, elas são indispensáveis nos telhados para evitar o acúmulo de água.
O que acontece é que muitas vezes as construções estão próximas de árvores ou demais edificações que acabam depositando sujeiras no telhado. Com a chegada da chuva, essas sujeiras seguem o percurso que era para ser da água e acaba entupindo as tubulações.
Com a passagem fechada, a água fica acumulada no telhado, facilitando assim a sua entrada na residência, além de também trazerem danos às telhas.
Como resolver este problema?
A primeira ação a ser feita caso a goteira no telhado já seja uma realidade é a identificação do problema. Então é preciso chamar uma equipe técnica para fazer uma avaliação no local. Eles irão analisar todos os elementos do telhado, procurando pontos de entrada da água, assim como se as calhas estão sendo eficientes.
As ações que visam a solução da goteira dependerão da causa raiz do problema. Caso o motivo seja as telhas trincadas, quebradas ou a falta delas, será preciso realizar a substituição para evitar que a água encontre vazios para penetrar.
Agora, no caso das calhas, será necessário retirar toda a sujeira presente no caminho em que a água irá percorrer. Lembrando que essa limpeza pode ser feita semanalmente ou mensalmente pelos próprios moradores.
É possível evitar as goteiras no telhado?
A melhor forma de evitar as goteiras no telhado é com a prevenção. Uma delas pode ser feita durante a execução da cobertura da obra. Os construtores precisam ficar atentos à escolha do material, assim como a inclinação do telhado e não esquecer de utilizar produtos impermeabilizantes para aumentar ainda mais a proteção.
Durante o uso, os moradores podem criar uma rotina de manutenção do telhado, onde as telhas passam por vistorias a fim de identificar trincas e fissuras. As calhas precisam passar por um processo de limpeza constante, principalmente, após as chuvas e vendavais.
A prevenção sempre é a melhor foram de evitar o aparecimento deste e de outros problemas que podem trazer transtornos e gastos inesperados.