| Queveks Fórmulas Concentradas
21/03/2022

O nivelamento do terreno é uma das primeiras etapas a serem realizadas em uma construção. É por meio deste trabalho que o local fica preparado para que a obra possa ser iniciada. Por isso, é importante que esta fase seja devidamente realizada, seguindo todas as especificações do projeto e de segurança.

Apesar de ser uma exigência antes de qualquer execução de um projeto, muitos construtores acabam negligenciando esta etapa, aumentando assim as chances de futuras complicações. Para não haver dúvidas sobre a sua importância, a seguir será apresentado mais detalhes sobre o nivelamento, explicando o conceito e boas práticas de execução.

O que é nivelamento de terreno?

Não é segredo que uma construção é composta por diversas etapas para que ela seja concluída. Todas elas compõem um conjunto de ações que visam a entrega da edificação em perfeitas condições de uso.

O nivelamento faz parte dessas etapas e, basicamente, é um dos principais passos, pois ele é o responsável por deixar o terreno no nível estipulado em projeto. Todo o processo é realizado com o apoio de máquinas que retiram ou adicionam terra para que se forme uma base nivelada.

De modo geral, utiliza-se uma minicarregadeira, porém, em grandes construções, é possível utilizar máquinas maiores que ajudam a agilizar o processo.

Além disso, será nesta etapa que a limpeza do terreno é feita, eliminando vegetações que possam atrapalhar a execução da obra. Lembrando que este nivelamento deve ser feito a partir do projeto, contando com o auxílio de um profissional de topografia.

Como realizar da maneira correta?

Em primeiro lugar, é necessário dizer que a maneira correta dependerá do tipo de terreno que será nivelado. Para um melhor entendimento, abaixo estão algumas das práticas básicas que podem ser aplicadas em terrenos com aclive e declive.

Terreno com aclive

Os terrenos com aclive são aqueles em que a frente, voltada para a rua, apresentam uma elevação mais baixa do que a do fundo, que é mais elevada. Assim, pode-se dizer que o nivelamento tende a acontecer por meio de cortes, onde é retirada uma camada de terra que ultrapassa o nível estipulado.

Este tipo de terreno é bastante escolhido, pois o nivelamento nesses terrenos é mais fácil do que naqueles com declive.

Terreno com declive

Definido como o terreno que apresenta a frente mais elevada do que o fundo. Nesses casos, o ideal é que seja feito um aterramento até que o nível estipulado, seja atingido. Vale lembrar também que a construção de um muro de arrimo, muitas vezes, se faz necessário para haver sustentação da terra.

Este tipo de terreno apresenta um trabalho maior para ser nivelado, pois os construtores terão a necessidade de contratar caminhões de terra, o que pode pesar no orçamento.  

Principais métodos de nivelamento

Para que tudo ocorra da maneira correta, é preciso que alguns padrões sejam seguidos. Existem alguns métodos de nivelamento que podem ser aplicados e a escolha dependerá das necessidades existentes no local.

Vamos conhecer os principais métodos existentes e que são amplamente utilizados:

  • Método Geométrico

Este método é conhecido como direto, ou seja, as diferenças de nível são medidas diretamente.

As medidas de nível são retiradas entre pontos específicos do terreno: verticais graduais e linhas visadas horizontais. Com essas medidas, o topógrafo consegue encontrar a diferença de altura entre os pontos.

  • Método Trigonométrico

Quando se fala em método trigonométrico, estamos falando da medida dos níveis de forma indireta, ou com a utilização de equipamentos adequados, como o teodolito e estação total. É uma forma mais eficiente de obter os dados altimétricos e planialtimétricos.

É definindo, em primeiro lugar, o ângulo vertical da direção que une a distância entre os pontos, seguindo então com a relação trigonométrica entre eles. Este método pode ser mais eficiente que o geométrico, pois tem uma alta precisão, além de ser muito indicado quando há a presença de pontos de relevo.

  • Método Taqueométrico

No método taqueométrico as medidas das diferenças de níveis são retiradas a partir de um fio médio do retículo da luneta taqueometria e também pela relação trigonométrica.

Desse modo, as medidas são encontradas taqueometricamente, sendo a altura do sinal visado obtida pelo fio médio do retículo da luneta.

  • Método Barométrico

Este método utiliza a pressão atmosférica e a altitude, entendendo que os pontos mais altos sofrem menos pressão do que os mais baixos. Ao utilizar o barômetro e um altímetro, o especialista consegue medir a pressão em cada ponto específico do terreno, identificando as medidas necessárias para que o nivelamento seja feito.

É sempre bom lembrar que este método é o que mais apresenta falhas, sendo necessário, em muitos casos, a realização de reajustes que aumentam a precisão.

Independentemente do método escolhido, é sempre importante que o construtor conte com uma equipe técnica especializada para que o nivelamento do terreno seja feito de forma eficiente e que realmente consiga entregar o local pronto e nivelado para que a obra possa ser iniciada.

 

Queveks
21/03/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!