| Queveks Fórmulas Concentradas
20/06/2022

Um dos fatores que pode influenciar o andamento e a execução das etapas de uma obra é a condição climática. Por mais que os períodos de sol tenham as suas particularidades que precisam ser levadas em consideração durante a execução da obra, a chuva ainda traz mais dificuldades.

Por isso, os dias chuvosos ou regiões em que ela é constante, o construtor deve adaptar toda a construção para que o cronograma e a qualidade da construção não sejam abalados. Mas quais serão esses cuidados e adaptações que são fundamentais para superar este período?

Continue a leitura e descubra os 5 cuidados necessários.

5 cuidados fundamentais para a obra em período de chuva

Para que a chuva não atrapalhe o andamento da obra, serão necessárias algumas ações que envolvem planejamento e a segurança de todos os envolvidos na construção. Para ajudar a entender melhor quais são essas boas práticas, abaixo estão os cinco cuidados fundamentais que uma obra deve ter em dias ou períodos com muita chuva:

  1. Tenha um bom planejamento

Uma obra sem planejamento tende a ter muitos problemas durante a execução das fases. Por isso, o primeiro ponto ser destacado é a importância de ter um plano traçado tanto para dias de sol quanto para os de chuva.

Por mais que o tempo seja imprevisível, ainda é possível acompanhar a meteorologia e supor algumas situações. Um exemplo que pode ser aplicado é usar os dias de chuva para realizar ações internas, caso a construção já esteja nesta fase.

Uma boa prática, além do planejamento inicial, é o acompanhamento diário do tempo. Hoje existem diversos aplicativos confiáveis que mostram as previsões.

  1. Mantenha a segurança no trabalho

O uso de equipamentos de segurança é indispensável em qualquer época e clima. Porém, os cuidados e a atenção ao uso devem ser redobrados em tempestades ou demais condições climáticas adversas.

A recomendação é que a obra tenha uma equipe destina a cuidar da saúde e segurança de todos, criando ações que visam a proteção de cada trabalhador. Desse modo, devem ser criadas medidas de proteção físicas espalhadas em determinados pontos da obra, além da identificação de pontos de maior perigo caso a chuva fique mais intensa.

  1. Armazene os materiais em locais adequados

É muito comum que as obras percam insumos devido à falta de preocupação e cuidado com o armazenamento de materiais. Este é um dos principais cuidados que se deve ter na obra em período de chuva.

Muitos materiais não suportam o contato com a água e isso traz prejuízo financeiro para a construção e também diminui a qualidade da execução das etapas.

Para se ter uma ideia, o cimento, em contato com a umidade, pode empedrar e perder sua utilidade. Elementos de madeira, como portas, janelas e tábuas sofrem bastante com a água da chuva, sofrendo deformações.

Mesmo que a chuva exija que este controle sobre o armazenamento seja intensificado, o ideal é que exista um espaço reservado para os insumos, independentemente, da época ou estação do ano. O construtor deve fazer uma consulta sobre os cuidados básicos de cada material para que então eles sejam armazenados corretamente.

  1. Passe a ter um cuidado especial com a logística

A logística é muito afetada com a chuva, principalmente, quando a obra ainda não está pavimentada. Sabe-se que uma obra sem insumos não consegue evoluir e acaba tendo que paralisar os serviços, o que não é bom para o cronograma.

Uma forma de estar preparado em dias que a movimentação de veículos seja difícil é a compra antecipada de materiais. Isso é feito com muito planejamento, sem esquecer de seguir o cuidado citado anteriormente, que é o de armazenar em local seguro e longe de umidade.

  1. Fique atento à fase de fundação

Por mais que a chuva possa afetar, praticamente, todas as etapas da obra, a fundação ainda merece um cuidado especial. Esta fase é um pouco complexa e requer uma atenção especial para que a execução aconteça de acordo com o projeto.

Qualquer adversidade pode fazer com que a estrutura da fundação fique inviável, podendo até causar, futuramente, o aparecimento de algumas patologias.  Por isso, é indicado que esta etapa seja feita em períodos de pouca chuva.

Porém, caso isso não seja possível, é preciso então criar um plano de ação para que seja colocado uma cobertura de proteção sobre as regiões das escavações.

Para ajudar ainda mais nos cuidados na obra, a Queveks tem uma linha de produtos que proporciona uma otimização das etapas construtivas. Boa parte deles também garante uma maior proteção contra a umidade, diminuindo as chances do aparecimento patologias.

Aproveite para conhecer o catálogo completo e faça com que a sua obra fique ainda mais segunda e com uma alta qualidade.

 

 

Queveks
20/06/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!