| Queveks Fórmulas Concentradas
01/08/2022

Mais do que ter uma boa equipe e bons projetos, o construtor também deve ficar atento às adversidades climáticas. Para isso, é preciso que se tenha um planejamento com base na previsão do tempo, reorganizando o cronograma de execução quando necessário.

Um dos maiores problemas quando se trata do clima é a chuva. Executar uma obra em período de chuva pode ser um desafio, pois o construtor deve adaptar a rotina da construção e estar atento a diversos detalhes para que o prazo e a segurança da obra não sejam afetados.

Desse modo, separamos algumas boas práticas que podem ser aplicados em dias chuvosos, visando desde ações que ajudam no cumprimento dos prazos até dicas de como armazenar os materiais.

Quais são os cuidados necessários para os dias de chuva?

Em primeiro lugar, o construtor deve ficar atento às características da região em que a construção está sendo executada. O Brasil é um país grande e cada local apresenta condições climáticas distintas. Vale ressaltar também que em determinadas épocas do ano, as chuvas passam a acontecer com mais frequência.

Desse modo, a obra pode ser planejada de acordo com essas características, correndo menos riscos de sofrer com a ação da água. Porém, saiba que por mais que acompanhar a previsão do tempo seja uma forma de prever a chuva, ainda é necessário que se tenha um segundo plano caso a chuva chegue inesperadamente.

Por esse motivo, é válido verificar as dicas que serão apresentadas a seguir para não ser pego de surpresa.

Confira:

  • Tenha um bom planejamento de obra

Como falado, o planejamento será o principal elemento para proteger a obra das chuvas. A elaboração do cronograma da obra deve contar com dias a mais para a execução de cada etapa. Esses dias podem ser usados tanto para a paralização dos trabalhos devido ao tempo quanto para outros problemas que podem ocorrer no dia a dia da obra.

Uma forma de realizar esse planejamento tendo como base nas adversidades do tempo é criar atividades secundárias para serem executadas nesse período. Quando a obra já está em uma fase avançada, mas ainda tem algumas ações a serem feitas na parte interna, por exemplo, é possível migrar os trabalhadores para os espaços que já estão cobertos da obra.

Agora, caso a construção esteja em um local de chuvas constantes e em fases iniciais, vale a construção de estruturas que possam proteger tanto os trabalhadores quanto a obra. É preciso adaptar e ter em mente que a chuva pode até diminuir o desempenho, mas a segurança e a qualidade da construção devem ser prioridade.

  • Armazenamento de materiais e equipamentos

Dentro do planejamento, não se deve esquecer de criar um plano de ação para o armazenamento de materiais e equipamentos. O primeiro ponto de atenção é que o construtor deve seguir as orientações passadas nas normas existentes.

Porém, em todo caso, será imprescindível que a obra tenha um local coberto, protegido do sol, vento e também das chuvas. Algumas pessoas acabam deixando de lado essa questão por acreditarem que os gastos com a construção de um barracão de armazenamento, por exemplo, não seja uma necessidade e só irá trazer gastos.

Os gastos com proteção nunca serão em vão. Ter um barracão coberto e pronto para colocar os materiais é uma necessidade, pois além de evitar a perda de materiais, também pode ser uma ótima forma de controlar o estoque.

  • Reorganize a logística

A logística da obra é um ponto que deve ser planejado mesmo para dias de sol. A obra precisa de espaços para a movimentação, seja de funcionários ou de veículos que vão fazer entregas ou realizar algum serviço.

A chuva, especificamente, pode impedir que caminhões transitem pela obra. Por isso, é sempre bom ter alternativas para que os veículos possam andar sem que nenhum problema aconteça. O indicado é que se crie caminhos sinalizados, mesmo que sejam mais longos, para que a obra não pare. Não se deve esquecer também das pessoas, que devem caminhar por caminhos seguros e, se possível, cobertos.

  • Cuidado importante: proteja a fundação

Por mais que todas as etapas da obra possam sofrer com as chuvas, a fundação é a mais afetada. É uma fase da obra executada, na maioria dos casos, a céu aberto e com a necessidade de perfuração de valas. Então esta etapa deve ser realizada em dias que a previsão mostre que o tempo estará aberto.

Mas, caso chova de forma inesperada, a execução deve ser paralisada e todo o trabalho feito deve ser coberto para que área não fique encharcada. Lembre-se que a fundação é a base de toda a estrutura da edificação e as principais patologias surgem em razão da má execução. Por isso, é importante ter um cuidado especial com a construção dos alicerces, principalmente, em épocas que ocorrem chuvas constantes.

As dicas passadas servem de base para que toda obra tenha um bom planejamento a fim de proteger a edificação em dias de chuvas. O ideal é que essas dicas sejam adaptadas à realidade da obra, seguindo sempre os padrões normativos.

Queveks
01/08/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!