| Queveks Fórmulas Concentradas
24/10/2022

A impermeabilização é vista com uma das principais etapas de uma construção, principalmente, porque ela deve estar presente em quase todas as fases da obra.

Quando se trata das paredes externas, o cuidado deve ser ainda maior, pois a alvenaria está exposta e pode ser, facilmente, penetrada pela água quando não apresenta a proteção adequada.

Desse modo, é imprescindível que os construtores tenham uma atenção especial na aplicação de produtos que visam proteger essas paredes.

Mas qual será a melhor forma de impermeabilizar a parede externa?

Continue a leitura e descubra algumas práticas indicadas e produtos que podem ser utilizados.

Por que as paredes externas merecem uma atenção especial?

Quando se fala em paredes externas, logo devemos pensar que são as alvenarias que fazem toda a proteção dos espaços internos da residência. Assim, é evidente que elas são os elementos da construção que estão sujeitos às intempéries como sol, chuva e vento.

Diante disso, é fato que a proteção delas deve ser ainda mais reforçada, evitando que esses agentes possam causar manifestações patológicas. Um exemplo clássico dos problemas que surgem devido à ineficiência ou inexistência de uma camada protetora é a infiltração.

Isso acontece porque água, seja da chuva ou de outra fonte, ao entrar em contato com a superfície desprotegida acaba infiltrando nos vazios e percorrendo o interior da construção. Todo esse processo pode ser o fator principal para o surgimento de fungos, mofos, trincas, fissuras e até problemas estruturais mais sérios.

Saiba que a água em contato com as armaduras presentes em estruturas de concreto armado pode causar uma reação química que é capaz de diminuir as funções da peça estrutural. Então, o recomendado é que seja realizado um planejamento para que a impermeabilização desse e outros locais, seja feita.

Como escolher o impermeabilizante ideal?

O primeiro ponto a ser analisado na hora da escolha é identificar as características físicas da construção e também as condições climáticas da região em que a obra está sendo construída. Esses fatores podem direcionar a escolha do impermeabilizante ou da técnica a ser utilizada.

Além disso, também é necessário verificar qual será o acabamento que será utilizado na alvenaria, pois existem alguns produtos otimizadores que podem ser usados juntamente às misturas para o preparo das argamassas. Por fim, quando necessário sempre busque uma ajuda técnica de um profissional, como a de um engenheiro ou arquiteto.

Esses profissionais possuem capacidade técnica suficiente para analisar o local e então identificar qual o impermeabilizante ideal a ser aplicado.

Quais técnicas podem ser utilizadas para impermeabilizar paredes externas?

Existem inúmeros produtos e técnicas que podem ser aplicados para impermeabilizar paredes. Como falado, a escolha dependerá do local a ser aplicado, assim como das condições climáticas em que a obra está sendo executado.

Para exemplificar essa diversidade de produtos e métodos de aplicação, veja a seguir os mais utilizados.

  • Argamassa polimérica

Este tipo de argamassa é composto por cimento, aditivos, polímeros e alguns minerais específicos que fazem com que ela consiga atuar como um impermeabilizante. A sua aplicação deve acontecer antes da pintura, com o uso de uma trincha e a superfície deve estar totalmente limpa.

Além das paredes internas, este tipo de impermeabilizante também é indicado para ambientes frios, como banheiro e cozinha.

  • Emulsão acrílica

Este impermeabilizante também pode ser útil para paredes externas. Ele é um sistema flexível e apresenta altos índices de elasticidade, o que pode facilitar bastante a aplicação. Ela é resistente e por isso é ideal também para áreas que estão expostas a agentes que possam causar danos.

  • Manta asfáltica

A Manta Asfáltica é uma das mais utilizadas devido a sua resistência elevada e também pela capacidade que possui de resistir aos impactos e também ao contato constante com a água. A sua aplicação requer a presença de uma equipe qualificada e que tenha experiência na aplicação, pois é utilizado maçarico com fogo para que o material grude e passe a proteger a superfície.

Conheça os produtos da Queveks

Todos os três produtos apresentados anteriormente são úteis para a proteção das alvenarias externas. Porém, a Queveks é composta por uma linha completa de resinas que são capazes de proteger e ainda acelerar o andamento da obra sem que a qualidade seja prejudicada.

Os produtos presentes no catálogo podem ser utilizados em diversas etapas da obra, pois eles são flexíveis e adaptáveis aos mais variados tipos de projetos.

Além disso, o construtor que optar pela Queveks também pode aproveitar da economia que os produtos trazem. Grande parte deles, ao serem adicionados às misturas, acabam eliminando a necessidade do uso de outros elementos que seriam utilizados caso a resina não fosse incluída no processo.

Aproveite então para conhecer toda a linha Queveks e comece hoje mesmo a proteger a sua obra e ainda economizar dinheiro na execução.

Veja a lista completa de produtos.  

 

Queveks
24/10/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!