Queveks Fórmulas Concentradas
25/06/2021

A concretagem é uma etapa muito importante para a obra, pois será por meio dela que toda a estrutura será moldada, fazendo com que a construção comece a atingir o formato estipulado em projeto.

Assim como as demais etapas construtivas, a concretagem também pode necessitar de alguns produtos que ajudam o processo ser mais eficiente. O desmoldante para concreto é um deles e as suas características e importância serão apresentadas nesse artigo.

O que é desmoldante para concreto?

Os desmoldantes para concreto, de um modo geral, são produtos químicos que apresentam uma característica oleosa, formando uma fina camada durante a aplicação.

Eles podem ter base animal ou vegetal e tudo dependerá do produto escolhido e também do tipo de forma que será utilizada. Por isso, é importante que o construtor entenda sobre o produto e sempre que possível contar com um apoio técnico vindo do fabricante.

Para entender melhor sobre os tipos existentes e também em quais situações utilizar, veja a relação abaixo:

  • Desmoldantes à base de óleo: indicados para fôrmas de madeira e também metálica;
  • Produtos à base de emulsão: nesse caso, existe a recomendação de utilização somente em fôrmas de madeira. Porém, é possível que exista variações que também sejam indicados para outros tipos de materiais;
  • Desmoldantes à base de ceras parafínicas: esse tipo de produto possui indicação para uso em materiais metálicos, mas assim como aqueles à base de emulsão, é possível que existam variações que façam com que ele seja indicado para outros materiais.

 

Por que ele é importante?

A utilização do desmoldante para concreto é fundamental para que a etapa da concretagem seja eficiente e com menos chances de problemas.

Ele é aplicado nas fôrmas antes da concretagem e faz com que a desforma seja mais fácil. Tudo isso acontece devido à fina camada que ele cria, impedindo qualquer aderência entre os materiais utilizados. Ele não se mistura ao concreto, evitando também a contaminação da estrutura.

Além disso, ele também é um ótimo protetor de fôrmas, fazendo com que a vida útil delas seja prolongada, ajudando assim o número de vezes em que elas podem ser reaproveitadas. Ele também pode melhorar o acabamento do concreto, diminuindo as chances de aparecer fissuras e trincas após a cura.

Como é feita a aplicação?

Para que o desmoldante faça efeito durante a concretagem é preciso que ele seja aplicado da maneira correta. Por isso, é imprescindível que a aplicação siga algumas boas práticas, assim, nenhum resquício do produto ficará na fôrma e nem será misturado ao concreto.

O primeiro passo será a total limpeza das fôrmas. Essa etapa é importantíssima para que nenhuma sujeira ou resíduos possam atrapalhar a aplicação do produto, trazendo assim resultados negativos para o acabamento final do concreto.

Outra boa prática é seguir as recomendações do fabricante. Cada produto apresenta características específicas para a diluição, então, seguir as exigências será fundamental para uma boa aplicação.

Por fim, não se deve utilizar o produto com muita antecedência em relação ao momento da concretagem. A diminuição do intervalo entre a aplicação do desmoldante e a concretagem fará com que ocorra menos chances de a poeira aderir ao produto.

Se por um acaso o concreto apresentar vestígios do óleo do desmoldante, ele deverá ser eliminado logo após a desforma. Essa ação fará com que o concreto não apresente problemas para receber algum tipo de revestimento.

Conheça o desmoldante para concreto da Queveks

A Queveks apresenta uma linha de produtos que são essenciais para todas as etapas da obra. Eles foram fabricados para otimizar os processos, aumentando a segurança e a durabilidade da edificação.

O Desmoldante MP-1000 é o produto ideal para realizar a perfeita proteção das fôrmas, sem comprometer a qualidade do concreto. Ele também proporciona um alto padrão de acabamento da desforma. 

Conheça as suas principais características e entenda o motivo dele ser o desmoldante mais indicado para a sua obra:

  • Ele é altamente flexível, podendo ser aplicado em fôrmas de borracha, metálica, compensado e plástica;
  • Ele tem elementos em sua composição que faz a perfeita proteção das peças contra a corrosão;
  • Consegue melhorar ainda mais o acabamento de concretos aparentes;
  • Faz com que a limpeza final das fôrmas fique mais fácil, eliminando a necessidade de utilizar equipamentos ou uma equipe especializada para realizar a limpeza.

Ele também é econômico, onde a cada 2L de água é preciso utilizar apenas 1L do desmoldante, ressaltando que essa medida muda em fôrmas metálicas que permitem uma diluição maior.

Nesse caso, utiliza-se 5L de água a cada 1L de desmoldante. Toda a sua fabricação foi feita seguindo os padrões normativos, o que garante a segurança total da concretagem.

Conheça mais sobre o Desmoldante MP-1000 e compreenda como ele pode ser útil para a sua obra. Aproveite também para conhecer toda a linha de produtos da Queveks. 

 

Queveks
25/06/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!