| Queveks Fórmulas Concentradas
26/09/2022

A cada época a decoração dos ambientes residenciais e comerciais passam por algumas transformações. Isso acontece devido a influências externas, além do surgimento de novas tecnologias que fazem com que os usuários consigam ter ainda mais conforto e segurança ao utilizar os imóveis.

Em 2022, já é possível mapear algumas tendências de decoração na construção civil, como a automação residencial. Porém, ela não é a única e por isso vamos apresentar um pouco mais sobre o que vem sendo utilizado com mais frequência nessa época em que as pessoas utilizam a tecnologia, porém, não abrem mão de alguns conceitos passados.

O que é decoração na construção civil?

Para que a construção seja completa e consiga entregar um alto padrão e qualidade, é necessário que a decoração também esteja alinhada com os gostos do cliente. Mas o que de fato é a decoração?

Pode-se dizer que a decoração é o conjunto de elementos que compõem um espaço e faz com que ele ganhe personalidade. Para muitos, decorar um espaço vai muito além do que simplesmente colocar os móveis em locais específicos, mas sim conseguir exteriorizar a história dos moradores que irão usufruir desses espaços.

Por isso ela é tão importante quanto as etapas construtivas mais brutas da construção. O mais interessante é que por serem escolhas pessoais, a decoração faz com que cada edificação tenha uma atmosfera única, apesar das tendências presentes em cada época.

Principais tendências de decoração na construção civil

Falando em tendências, existem algumas características que estão cada vez mais presentes nos projetos de interiores nessa época. Elas vão desde o uso de poucos móveis até a presença de tecnologia para facilitar a vida dos moradores.

Abaixo estão as quatro principais tendências de decoração na construção civil em 2022. Aproveite para verificar várias referências que podem ser utilizadas em diversos tipos de construções:

  • Minimalismo

O estilo minimalista, apesar de não ser novo, ainda continua sendo bastante usado atualmente. O ponto forte deste tipo de decoração é o fato dela trabalhar com o menor número de informações possíveis, sem que o conforto seja deixado de lado.  

Desse modo, é comum encontrar ambientes com cores neutras e poucos móveis. Além disso, a iluminação natural também é muito explorada, ou seja, os ambientes passam a ser mais amplos e com vários espaços livres para que a luz do sol entre.

  • Comfy ou decoração comfy

A decoração comfy tem como foco principal o conforto. Assim, os móveis e os demais elementos decorativos são voltados, exclusivamente, para o bem-estar dos usuários. Nesse caso, a luz natural também se faz presente e os móveis são compostos por materiais que proporcionam um aconchego único.

Este tipo de decoração pode variar bastante, pois cada um tem uma ideia formada sobre conforto. Mas saiba que não é muito comum encontrar ambientes carregados ou que tenham cores fortes.

  • Automação residencial

A automação residencial já é muito usada em outros países. No Brasil, apesar de já existir tecnologia suficiente para aplicar nas construções, ainda caminha devagar. O motivo está nos valores cobrados para que os sistemas sejam instalados.

Com o avanço da tecnologia e a inauguração de empresas brasileiras que entregam este tipo de serviço, cada vez mais os brasileiros estão passando a ter acesso aos mais diversos tipos de mecanismos que facilitam a vida. É provável que no futuro, grande parte das residências passem a ter pelo menos um tipo de tecnologia que ajuda nas funções básicas do cotidiano, como ligar aparelhos domésticos e luzes de forma automática.

  • Integração entre ambientes

Cada vez mais a divisão dos ambientes está caindo em desuso. Isso acontece porque as pessoas estão percebendo que vários cômodos podem conversar e fazer uma harmonia bastante útil, como a cozinha com a sala.

Ainda é válido falar que a eliminação de algumas paredes pode ajudar na circulação de ar e também na iluminação. Essa integração também proporciona a criação de mais ambientes sociais e a ampliação de cômodos, aparentemente, menores.  

Como unir conforto e funcionalidade?

Unir o conforto com a funcionalidade é o que muitos buscam. Para isso, é preciso, em primeiro lugar, avaliar as condições reais de quem irá usufruir da edificação.  Dessa forma, é possível encontrar a decoração que realmente se encaixe nas necessidades dos futuros usuários.

Após esse estudo individual, vale dar uma avaliada nas tendências atuais e ver o que está trazendo bons resultados quando se fala em bem-estar. Esse compilado de informações será fundamental para direcionar aqueles que estão em busca de um local aconchegante e que, realmente, consiga transmitir a personalidade dos moradores.

Queveks
26/09/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!