Queveks Fórmulas Concentradas
10/09/2021

As infiltrações são as principais fontes de aparecimento de patologias na construção. A ação da água dentro dos elementos construtivos pode desencadear diversos problemas que precisam ser prevenidos para que a usabilidade da edificação não fique comprometida.

Diante disso, é muito importante que o construtor fique atento aos tipos existentes e quais são as boas práticas construtivas que podem ser feitas para evitar que o problema aconteça. Continue a leitura e veja mais detalhes sobre as infiltrações, as patologias oriundas do problema e as formas e deixar a obra segura.

O que é infiltração?

Por mais que este problema seja muito recorrente tanto em construções novas quanto em edificações mais velhas, poucas pessoas têm o conhecimento sobre o que de fato é a infiltração.

Pode-se dizer que a infiltração é a ação de algum fluido, principalmente a água, que consegue percorrer os vazios de elementos sólidos. Na construção civil, este fato costuma ocorrer bastante em peças estruturais que não apresentam um sistema de impermeabilização eficiente ou que tenham falhas durante a execução das etapas construtivas.

Os motivos são múltiplos e os problemas causados pela água podem ser devastadores para a construção, incluindo problemas estéticos e estruturais que podem fazer com que toda a construção corra risco de desabar.

Desse modo, é imprescindível que toda obra apresente um projeto de impermeabilização e que todas as etapas sejam executadas seguindo as especificações técnicas e os padrões normativos.

Quais tipos de infiltração existem?

O uso da palavra infiltração pode ser utilizado para diversos contextos, porém, na construção civil é possível que ela seja enquadrada em quatro tipos, sendo eles:

  • Infiltração por pressão negativa e positiva

Estes dois tipos de infiltração são recorrentes em muitas obras do Brasil, devido aos sistemas de impermeabilização ineficientes utilizados por muitas construtoras e pelas características do clima e dos solos.

A infiltração ou umidade negativa acontece com a entrada da água no sentido oposto ao da impermeabilização, então o líquido entra na estrutura até chegar no material impermeabilizante. O seu aparecimento é muito comum em construções abaixo do lençol freático ou em locais com chuva em excesso.

A infiltração por pressão positiva é o oposto da anterior. Assim, a água aplica uma pressão diretamente no material impermeabilizante, podendo causar problemas caso o sistema de impermeabilização seja ineficiente.

  • Infiltração por intempéries

A infiltração por intempéries acontece, praticamente, devido à ação da chuva sobre os telhados e fachadas. A água, ao entrar em contato com a construção, percorre até encontrar vazios ou falhas na vedação, acumulando na estrutura aumentando o risco de problemas com o passar do tempo.

  • Infiltração por condensação

Este tipo ocorre quando o vapor, dotado de partículas, entra em contato com alguma superfície fria, voltando ao seu estado líquido. É bastante comum em ambientes que apresentam mudanças constantes de temperatura, com os banheiros.

O problema da condensação é que ela pode fazer com que o local passe a favorecer o aparecimento de mofo.

  • Infiltração por capilaridade

A infiltração por capilaridade acontece, frequentemente, pela umidade vinda do solo ou por algum problema na rede hidráulica. A água percola pelos vazios e vai se instalando dentro da estrutura, podendo trazer grandes problemas com o passar do tempo.

Quais locais estão mais sujeitos ao aparecimento da infiltração?

A água pode percolar por diversos locais dentro da construção, mas as paredes e demais elementos estruturais são os mais afetados. Isso acontece porque a alvenaria, os pilares, a fundação estão em contato com o solo ou estão em ambientes externos.

Além disso, a parede também serve como proteção da rede hidráulica, o que faz com que ela seja a primeira afetada caso venha a acontecer algum problema. Mas é claro que, como falado, todas as áreas podem ser afetadas pela infiltração, assim como o teto, lajes e forros de gesso.

Como elas podem ser evitadas?

A principal ação para prevenir evitar a infiltração é utilizando um sistema de impermeabilização eficiente e que seja direcionado para as características do ambiente.

Existem diversos produtos e materiais que podem ser usados, mas cada um apresenta funções diferentes que podem atender as diferentes características do ambiente. Dessa forma, será imprescindível realizar toda a proteção da construção.

Uma outra ação que pode ajudar, principalmente nas infiltrações por condensação, é criar um sistema de ventilação do ambiente. Será importante colocar janelas ou exaustores para que o ar possa circular, não dando espaço para que o vapor venha a se tornar líquidos.

Por fim, ter uma rotina de manutenção no telhado, calhas e rufos, prevenindo que a água entre em contato com a estrutura mesmo em momentos de chuvas constantes.

Conheça os produtos Queveks

A Queveks apresenta uma linha completa de produtos que atendem todos os padrões normativos de qualidade e são perfeitos para realizar a proteção completa da construção. Os produtos da linha são múltiplos e podem proporcionar a impermeabilização das estruturas e economia de material ao mesmo tempo.

Conheça todos os produtos disponíveis e garanta uma construção segura e eficiente.

Queveks
10/09/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!